Como você contrai o HIV de alguém que está infectado?
A maneira mais provável de contrair HIV de alguém que está infectado é:
Ter sexo anal ou vaginal desprotegido com eles
Compartilhando a mesma agulha, por exemplo, para injetar drogas
Se você receber sangue ou outros fluidos corporais na sua vagina ou ânus, ou dentro da ponta do seu pênis, você pode ser infectado. Também é possível se infectar se sangue ou fluidos com HIV entrarem em seus olhos ou boca. Mas isso é menos arriscado. É muito improvável que você contraia o HIV apenas colocando sangue ou outros fluidos corporais em sua pele.
Os fluidos corporais mais perigosos incluem sangue e os fluidos que vêm do pênis, vagina e ânus durante o sexo. Outros fluidos corporais são menos perigosos, desde que não sejam misturados com sangue. Isso inclui urina, saliva, suor e lágrimas.
Posso diminuir minhas chances de contrair HIV?
Sim. As melhores maneiras de se proteger são usar preservativos sempre que fizer sexo e evitar compartilhar agulhas. Mas também há medicamentos que podem diminuir o risco de contrair o HIV. Chamamos isso de “profilaxia pré-exposição” ou “PrEP”. Geralmente envolve 2 medicamentos que são combinados em 1 comprimido que você toma uma vez por dia.
Há uma injeção dada a cada 8 semanas.
A PrEP não é recomendada para todos, mas pode ajudar pessoas que estão em alto risco. Seu nível de risco depende de algumas coisas diferentes, incluindo:
Seus parceiros sexuais, que tipos de sexo você tem e se você usa preservativos
Se você compartilha agulhas para usar drogas
Eu posso te ajuda a entender seu risco. Se você tomar medicamentos PrEP, eles funcionam muito bem para prevenir o HIV. Mas você precisará ter certeza de tomá-los conforme prescrito. Além disso, mesmo com os medicamentos, há sempre um pequeno risco de contrair HIV se você estiver exposto. É por isso que é melhor tomar esses medicamentos além de usar preservativos.
Antes de tomar uma decisão sobre a PrEP, iremos testá-lo para o HIV. Isso mostrará se você foi infectado com o vírus no passado. Se o teste mostrar que você já tem HIV, é importante começar o tratamento certo o mais rápido possível.
Faremos perguntas sobre sua vida sexual e uso de drogas. Isso é para ter uma ideia da probabilidade de você estar em risco de contrair o HIV. Faremos perguntas sobre coisas que você fez nos últimos 6 meses, incluindo:
Quantos parceiros sexuais você teve e se eles são homens, mulheres ou ambos
Se algum de seus parceiros sexuais tem HIV ou está em risco para issoSe você fez sexo vaginal ou anal sem camisinha
Se você fez sexo enquanto usava drogas
Se você ou qualquer um de seus parceiros usar agulhas para injetar drogas, e se você alguma vez compartilhar agulhas
Pode ser difícil ou estranho falar sobre essas coisas. Mas é importante ser o mais honesto possível. Isso ajudará você e seu médico a decidir se faz sentido para você começar a tomar medicamentos para prevenir o HIV.
Antes que seu médico prescreva medicamentos, você também pode fazer outros testes. Isso é para que seu médico possa verificar outros problemas que possam precisar de tratamento. Também é para garantir que seu corpo possa lidar com os medicamentos usados para prevenir o HIV.
Os testes normalmente incluem:
- Testes para outras infecções que você pode obter através do sexo ou compartilhando agulhas
- Testes para verificar o quão bem seus rins estão funcionando
- Um teste de gravidez (para pessoas que podem engravidar)
Quais são os riscos ou efeitos colaterais dos medicamentos para prevenir o HIV?
Os efeitos colaterais da PrEP são geralmente leves. Algumas pessoas têm náuseas ou vômitos, mas isso geralmente melhora após as primeiras 4 semanas ou mais.
Alguns medicamentos para prevenir o HIV podem danificar os rins ou ossos. Mas esse risco é muito baixo. Se você tomar um desses medicamentos, seu médico fará testes regulares para verificar como seus rins estão funcionando.
Por quanto tempo devo continuar tomando os medicamentos?
Você deve tomar o medicamento PrEP enquanto continuar em risco. Durante esse tempo, você precisará consultar seu médico regularmente. Nessas visitas, eles perguntarão sobre quaisquer sintomas que você tenha e farão um exame de sangue para garantir que você não tenha HIV. Você também fará outros testes, dependendo da sua situação.
Com o tempo, você pode descobrir que não está mais em alto risco de contrair o HIV através do sexo ou do compartilhamento de agulhas. Se isso acontecer, você pode falar com seu médico sobre parar o medicamento.
O que mais devo saber?
Os medicamentos funcionam bem para diminuir suas chances de contrair HIV, mas sempre há uma pequena chance de você contrair. Por esse motivo, você deve usar preservativos sempre que fizer sexo e evitar compartilhar agulhas. Isso é especialmente importante durante as primeiras semanas após o início dos medicamentos PrEP. Isso porque leva algum tempo para eles começarem a trabalhar.
Os preservativos também ajudam a protegê-lo de outras infecções que você pode obter através do sexo. Embora a PrEP reduza seu risco de contrair HIV, ela não o protege de outras doenças.
Você também deve:
Tome seu remédio exatamente como seu médico lhe disser. O medicamento não funciona tão bem se você perder doses.
Vá a todas as consultas médicas.
Fale com o seu médico se notar algum sintoma que possa estar relacionado ao HIV, como febre, erupção cutânea, glândulas inchadas e/ou dor de garganta.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o HIV, seus riscos ou seu remédio, fale comigo. Eu posso te ajudar.