O herpes zoster.
O herpes zoster, ou cobreiro, é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora. Enquanto a catapora é mais comum na infância e é tida na fase primária e aguda da infecção pelo vírus, o cobreiro equivale à reativação do vírus em sua fase latente, sendo mais comum em idosos.
Este tipo de herpes chega com facilidade a diferentes regiões do corpo, e pacientes imunocomprometidos são as vítimas mais comuns e as que são atingidas com maior gravidade, já que apresentam deficiência no sistema imunológico.
O soropositivo
Pessoas soropositivas são portadoras do vírus HIV, tendo ele se manifestado, a fim de desenvolver AIDS, por exemplo, ou não. Após a infecção, o organismo leva em torno de dois meses para produzir anticorpos.
Contágio de herpes zoster por soropositivos.
Dito isso, portadores do HIV soropositivos possuem cerca de 15 vezes mais chances de contrair o cobreiro, além de apresentarem maiores complicações quando contaminados pela infecção.
Porém, estudos têm demonstrado que a relação entre o herpes zoster e o HIV é ainda mais estreita: suspeita-se que a manifestação inicial deste herpes em soropositivos se dá com infecção pelo HIV, especialmente em populações de risco.
Recomendações.
Assim que perceptíveis os sintomas do cobreiro, portanto, é recomendado a procura de um profissional, para que os medicamentos sejam iniciados o quanto antes, a fim de diminuir ao máximo os sintomas e dores associadas à infecção.