O herpes.
O herpes é uma infecção viral que gera feridas e machucados em diferentes áreas do corpo, podendo ser ou não acompanhado de outros sintomas, a depender do seu tipo específico.
O herpes simples afeta diversas partes do corpo, como a boca e a genitália. Porém, há também o herpes-zóster, causado por um vírus vulgarmente chamado de “cobreiro”, o mesmo causador da catapora. Ele provoca irritação e gera bolhas e feridas dolorosas na pele.
A importância de uma alimentação adequada.
Assim como para qualquer outra doença, o tratamento do herpes inclui uma alimentação saudável e adequada, de modo a amenizar os efeitos e a ação do vírus a partir do fortalecimento do sistema imune do organismo. Existem alimentos que cooperam para isso, especialmente os ricos em lisina, pois o consumo deste aminoácido estimula a produção de enzimas, hormônios e anticorpos, evitando a propagação do vírus.
Alimentos recomendados.
Estes são alguns alimentos “imunomoduladores” para inserir na dieta de uma pessoa com herpes:
- ovos.
- peixe.
- queijo.
Também é válido destacar a importância de alimentos com baixo teor de carboidrato na rotina alimentar dos infectados, como:
- vegetais folhosos.
- linhaça.
- sardinha.
- probióticos.
- frutas com cascas.
Conclusão.
Sendo assim, fica claro o papel que a consciência alimentar e as boas escolhas têm no tratamento do herpes, contribuindo para o bem-estar dos infectados e acelerando o processo de cura total.